Cidade não é problema. Cidade é solução

Atenção, este blog foi migrado para: http://brunopereira.org

Este fim de semana vi mais um vídeo muito interessante no TED. O vídeo em questão foi uma apresentação do Jaime Lerner, sobre como transformar e melhorar cidades. A frase título do post é de autoria dele.

Eu já conhecia o trabalho que o Jaime Lerner fez em Curitiba, mas sem tantos detalhes. Assistir à sua apresentação falando das idéias por trás dessa reestruturação da cidade foi muito interessante. Eu já falei anteriormente que estou muito desanimado com o Rio de Janeiro, e desejo morar em Curitiba no futuro de médio prazo.

Lerner falou de algumas coisas muito importantes na organização das cidades atualmente. A necessidade de um transporte público de qualidade é gritante. Curitiba conta com uma rede de transportes muito eficiente, com ônibus do tipo “sanfona”, que comportam mais de 200 passageiros. Além disso os pontos de ônibus foram projetados para se encaixar com os ônibus, fazendo com que os pontos sejam semelhantes a paradas de metrô. Isto certamente contribuiu para um trânsito muito mais eficiente do que temos no Rio de Janeiro e em São Paulo, e facilita muito a vida das pessoas. Além disso, reduz bastante a poluição, pela diminuição de carros em circulação.

Outra coisa interessante que ele mencionou foi o sacrifício que muitas pessoas têm que fazer nas grandes cidades por morar muito longe do local onde trabalham ou estudam. Isto toma muito tempo diariamente das pessoas e somando-se isso ao cansaço, não sobra tempo para muita coisa. Aqui no Rio conheço algumas pessoas que fazem verdadeiras maratonas diárias. O Aspira (estagiário da minha equipe) passa cerca de 6 horas por dia se deslocando, pois todos os dias vai para a faculdade, estágio e então para casa, e todos os trechos são longos. Isto é o tipo da aberração que ocorre bastante em cidades grandes com trânsito complicado, e certamente prejudica bastante as pessoas.

Para finalizar, ele comentou que Curitiba é a cidade onde mais se faz coleta seletiva de lixo no mundo, com mais de 70% do lixo sendo corretamente separado. Como ele conseguiu isso? Focando bastante atenção da campanha nas crianças, que logo aprendiam este novo processo e então educavam os seus pais. Muito inteligente e muito educativo.

Pouco depois de assistir à apresentação, fui descobrir que a idéia do “Metrô na superfície” no Rio surgiu em uma consultoria que ele prestou à cidade/estado em 2006. Sem dúvida é uma boa idéia e tem ajudado no controle do tráfego intenso que temos.

Os paranaenses tiveram a felicidade de contar com o Jaime Lerner como prefeito de Curitiba por 3 vezes e como governador do Paraná por 2 vezes. Sua contribuição para a evolução do estado foi enorme, e certamente a prosperidade oriunda do seu governo é responsável por fazer de Curitiba a cidade onde pretendo morar.

Infelizmente isso me traz também à cabeça uma lembrança triste. A incrível sucessão de administrações corruptas e incompetentes que temos no Rio nas últimas 2 décadas transformou nossa cidade querida em um lugar caótico. Um palco de batalhas sangrentas do crime contra a polícia. Um lugar onde a educação está em uma situação péssima (enquanto Curitiba é a melhor cidade do Brasil em educação). Um lugar onde a dengue está atacando com cada vez mais força. Onde já foi alertado que o mesmo mosquito trará também a febre amarela. Onde o trânsito está caótico e o custo imobiliário está absurdo.

Vamos torcer para que no futuro um milagre nos envie alguém como o Jaime Lerner para salvar o Rio de Janeiro. Enquanto isso eu continuo meus planos para me mudar para Curitiba, por onde ele já passou.

7 respostas para Cidade não é problema. Cidade é solução

  1. Mais uma vez, meu caro, você agregando bastante valor!
    Sensacional, esta apresentação do Jaime Lerner!
    Eu discutia EXATAMENTE sobre a falta deste tipo de atitude, ontem, com o meu pai.
    Não me entra na cabeça como que, há 20 anos atrás, eu aprendia nas aulas de Geografia que o Brasil fora apelidado de “BELIndia” (uma parte tão sofisticada quanto à Bélgica, outra parte tão miserável quanto a Índia) e hoje, 20 anos depois, os indianos tornaram-se referência mundial em software e em terceirização de serviços, COM TODOS OS MÉRITOS QUE ELES MERECEM!
    A diferença é que lá foi feita uma política de resultados REALMENTE agressiva, enquanto, por aqui, políticos como o Jaime Lerner, que EFETIVAMENTE resolvem algum problema, são especiarias.

    Grande abraço, meu caro!

  2. blpsilva disse:

    Fala Perobinha! Realmente é uma pena que tenhamos tão poucos políticos como ele por aqui. Isso faz com que o Brasil seja o eterno país do futuro, mas de um futuro que nunca chega.

    O Brasil já perdeu inúmeras oportunidades conquistar espaço e melhorar a sua situação. O futuro nunca chega, e enquanto isso nossas mazelas sociais só aumentam. O Rio de Janeiro em especial é uma figura caricata do que já foi, e uma triste imagem perante o que poderia ser. Vamos torcer pro Jaime Lerner ter algum neto carioca🙂

  3. Concordo com tudo. As únicas coisas que pra mim complica em sair do Rio são as praias e a parentela.🙂

  4. blpsilva disse:

    Oi Emerson, realmente a questão da família e dos amigos é complicada. Para mim felizmente as pessoas mais próximas da família também pensam em ir pra Curitiba, e não é tão longe assim do Rio, então daria para ver o pessoal com uma freqüência razoável.

    A questão da praia não é tão relevante para mim. Eu gosto de morar perto da praia, mas abro mão disso tranqüilamente pela melhoria na qualidade de vida.

    []s

    Bruno

  5. Chantinon disse:

    Ainda existem alguns políticos que fazem seu trabalho… Mas existem centenas para atrapalhar.
    Se nosso país continuar no mesmo ritmo, em 10 anos veremos militares nas ruas e algum ditador
    idiota no poder, e adivinha só… Esse pessoal que está em brasilia vem preparando a estrada exatamente para isso. Mesmo Curitiba vem passando por problemas. Mesmo com faculdades nascendo como capim, a população continua ficando mais e mais alienada, para não falar idiota. Só milagre mesmo…

  6. ROBER disse:

    olá blpsilva, muito interessante seu site.
    Porém quanto ao Jaime Lerner, ele também não é o mais
    indicado pra ser idolatrado. Sua gestão frente ao Estado do
    Paraná, também foi marcada por imensos escândalos de corrupção,
    fraudes e políticas de desmanche do Estado. Graças a ele perdemos
    um dos maiores bancos do Brasil na época o Banestado, ganhamos
    o pedágio mais caro do país, privatizou a companhia de saneamento básico,
    e quase entregou uma das 5 melhores empresas de energia do mundo, a Copel,
    a mão de grupos internacionais. Sua vida política no Estado do PR foi desmoralizada,
    sendo renegado por todos setores sociais paranaenses.

  7. blpsilva disse:

    Oi Rober, eu não acompanhei de perto as gestões do Jaime Lerner, até porque na maioria delas eu era novo demais ou nem era nascido. Foi bom você trazer esses comentários, pois me trouxe informações que eu ainda não tinha.

    Não sei como foram esses escândalos e não tenho como julgar o governo dele. Mas por pior que tenha sido, te garanto que não pode ter sido nada semelhante ao que tivemos no Rio de Janeiro nas últimas 2 décadas. Brizola, Marcello Alencar, dose dupla e Garotinhos… o Rio de Janeiro vem sendo continuamente massacrado e destruído por governos péssimos.

    Sei que isso não ocorre somente no Rio, mas a situação atual do estado e da cidade me deixam profundamente desanimado e tenho certeza que em Curitiba a qualidade de vida e a organização da cidade é bem melhor.

    O Rio de Janeiro já está no fundo do poço, mas parece que quer cavar esse poço ainda mais fundo. Por isso me decidi que não presenciarei mais isso, e sairei daqui no momento adequado, daqui a alguns anos.

    []s

    Bruno

Deixe uma resposta

