Blogueiros “comuns” conseguem ganhar dinheiro com o Google Ads?

Atenção, este blog foi migrado para: http://brunopereira.org

Isto é algo que eu gostaria de saber. Recentemente eu estava conversando com o Bruno Tonetto sobre o WordPress, e aí ele me perguntou se o WordPress permite usar o Google Ads.

Atualmente o WordPress hospedado no wordpress.com não permite este recurso, mas eles dizem que futuramente isto pode ser liberado. Como eu não sou nenhum superstar e meu blog não é nenhum fenômeno de audiência, eu nunca tinha ligado muito pro Google Ads no que diz respeito ao meu blog.

Entretanto, o Bruno me passou um link bem interessante que me despertou a curiosidade sobre o assunto. Neste link o dono do site comenta que colocou o Google Ads em Fevereiro de 2005, quando seu site tinha 86000 acessos. Neste mês ele ganhou US$ 53, o que não é lá grande coisa. Já em Janeiro de 2006 os acessos do site tinham subido para 715000, e a receita dele com o Adsense subiria para US$ 4700, o que já é bem interessante.

Considerando que estes números são do começo de 2006 e este mercado evolui bem rapidamente, eu gostaria de ter uma idéia de quão interessante é o Google Ads para blogueiros “comuns”. Blogs de pessoas que não sejam superstars, e portanto tenham uma quantidade de acessos bem mais humilde que este site do link.

Eu recentemente tenho pensado em utilizar o wordpress em uma hospedagem própria, para poder mexer um pouco na estrutura do blog e poder colocar mais conteúdos também. Eu uso uma hospedagem bem interessante para projetos freelance, e ela me dá vários serviços como hospedagem php (pro WordPress e phpPgAdmin), servidores Tomcat ou JBoss, SVN/CVS, Postgresql/MySql e mais uma porção de coisas.

Utilizando o wordpress em uma hospedagem separada eu teria uma liberdade maior para mexer no que quisesse, e também poderia usar o Google Ads, se fosse o caso.

Depois de ver que com 715000 acessos em 2006 um cara ganhava US$ 4700 por mês, eu não consigo entender como o Matt Raible não usa o Google Ads no site dele, que tem cerca de 2 milhões e meio de acessos mensais.

O meu blog é bem mais humilde. Este mês ele deve fechar com pouco mais de 4000 acessos. Eu o criei em novembro do ano passado, e ele vem crescendo progressivamente, num ritmo constante, mas não muito rápido. Eu tenho a curiosidade de saber se daria para ganhar alguns trocados tendo uns 10000 acessos mensais. Acho que este é um valor normal para um blog pessoal. Claro que alguns blogs têm muito mais acessos do que isso, mas já é bem mais difícil.

Se alguém utilizar o Google Ads e souber responder a esta pergunta, por favor responda por aqui ou diretamente por e-mail, se preferir. Eu não criei meu blog pensando nisso, e definitivamente este não é um dos fatores mais importantes pra mim. Mas é legal ter uma idéia do nível que estamos em termos de propaganda na internet, e claro que se for interessante para mim eu farei uso deste recurso🙂

5 respostas para Blogueiros “comuns” conseguem ganhar dinheiro com o Google Ads?

  1. Eu tenho uma quantidade bem razoável de acessos no meu blog, mas não colocaria nenhum tipo de advertising de jeito nenhum. Eu fico p*** da vida quando entro em sites entulhados de propaganda e não quero que as pessoas que acessam meu site fiquem p**** também.

  2. blpsilva disse:

    Guilherme, acho que isso depende muito da forma como os ads são veiculados. Algumas propagandas como aqueles banners toscos do Yahoo, eu nunca consideraria usar. Mas o Google Ads eu penso que funciona de uma forma muito menos invasiva e que dá mais resultados. Tanto é assim que eles dominam o mercado de propaganda na internet e o Yahoo não chega nem perto. Além disso, a propaganda do Google Ads é altamente contextualizada, então os anúncios que apareceriam num blog de software teriam relação direta com o conteúdo do blog.

    Um bom exemplo é o Gmail que usamos. Ele possui Google Ads em mais de um lugar. Entretanto, eu não sinto a minha usabilidade prejudicada por causa disso. É uma propaganda pouco invasiva que não me incomoda em nada. Propagandas deste tipo eu colocaria tranqüilamente no meu blog. Vamos supor que o seu blog tenha 100k acessos mensais, e que isso te rendesse uns 1500-2000 dólares por mês, para colocar propaganda no formato do Google Ads do Gmail, com propagandas relacionadas a software. Você abriria mão dessa grana por causa de um ligeiro incômodo que talvez algumas pessoas possam sentir?

    Eu não abriria, pois penso que este incômodo, se existisse seria bem pequeno, e francamente eu acho que essa grana compensaria qualquer desses pequenos incômodos. Entulhar de propaganda eu nunca faria. Mas uns pequenos ads não invasivos e no contexto do blog, sem dúvida eu colocaria.

  3. Paulo disse:

    Ola,

    Eu criei em novembro de 2007 um audioblog e optei por colocar o GoogleAdsense, mais para ver no que dava do que por acreditar que fosse valar a pena. Hoje, cinco meses depois, digo a você que está valendo a pena. Não vou ficar rico, nao vou parar de trabalhar, mas o retorno financeiro acaba pagando um pouquinho das horas que “gasto” para atualizar o blog. E até agora não recebi comentários com reclamações por causa dos anúncios, acho que os visitantes entendem que os anúncios acabam financiando o conteúdo gratuito ao qual eles tem acesso.

    Abraço e boa sorte!

    Paulo
    http://www.escutaisso.com.br

  4. Luis disse:

    Ganhar dinheiro com adsense e´ relativamente facil.
    Agora ganhar muito dinheiro a ponto de se sustentar com o dinheiro advindo do Adsense, o blogueiro tem que ser fera. Ter muitos acessos.

  5. Alex disse:

    Seu Site é muito bom Obrigado

    Obrigado

Deixe uma resposta

