Java Magazine 56

Atenção, este blog foi migrado para: http://brunopereira.org

Java Magazine 56 Nos próximos dias chega às bancas a edição 56 da Java Magazine. Nesta edição saem 2 artigos meus sobre Web Services REST. Como vocês podem ver pela imagem, desta vez os editores me deram a honra de ser a capa da edição🙂

Outra honra que tive no artigo maior foi a de contar com a excelente colaboração do Alexandre Bairos. Durante nossos trabalhos em cima deste artigo pudemos discutir com todos os detalhes as várias nuances dos serviços REST, com os quais já estamos trabalhando há alguns meses e estudamos já há um bom tempo.

O artigo maior é uma continuação dos artigos das edições 54 e 55. A proposta dele é pegar o exemplo dos serviços de leilão da edição 55 e implementar uma solução utilizando serviços REST.

A abordagem deste artigo foi implementar os serviços REST de forma que ficassem nítidos os principais aspectos do desenvolvimento desta linha de serviços. Tomamos a decisão de não incluir componentes sofisticados que pudessem tirar o foco do cerne do problema. Com isto, não incluímos componentes como o Jersey e o Apache Abdera, que por sua vez devem ter artigos na revista este ano.

O artigo pequeno é no formato “Quick Update” da revista. Nele eu falo sobre os principais projetos relacionados aos serviços REST e os principais acontecimentos nestes projetos. Esta linha de web services vem evoluindo bastante, e por trás disso estão muitos projetos interessantes.

Na minha humilde opinião o artigo maior desta edição é certamente o melhor dos artigos que já escrevi para a revista e acredito que ele pode contribuir como um bom ponto de partida no assunto. Este assunto é talvez o que mais me interessa atualmente, então caso vocês tenham opiniões, comentários ou críticas a fazer, estou aqui para trocar idéias🙂

3 respostas para Java Magazine 56

  1. Gostaria de externalizar toda a minha satisfação e orgulho em ter um colega de profissão tão empenhado em promover as melhores práticas, dentro de nossa área de atuação.

    Digo isto após ler o excelente artigo da edição Java Magazine número 56 sobre Webservices REST.

    Refizemos uma solução nossa, aqui na Embratel, que foi desenvolvida sob a estrutura de WebServices WS-*, utilizando as tecnicas REST explanadas no artigo.
    Queríamos aprender e também queríamos ver “se esse tal amigo do Fabiano é bom mesmo”. hahahaha

    Os ganhos foram bastante significativos e, de maneira geral, ficamos bastante satisfeitos com a nova solução.

    Meus parabéns, Brunão!
    Continue assim: fugindo do óbvio e agregando valor à comunidade!

    Um forte abraço!

  2. Putz, que vacilo: transmita meus parabéns ao Bairos, também!

    Abraço!

  3. blpsilva disse:

    Opa, obrigado pelos elogios🙂

    Fico contente que o artigo tenha sido útil para vocês. Meu objetivo era apresentar de forma clara algumas idéias interessantes sobre desenvolvimento de web services. Os serviços REST são de fato um paradigma diferente de desenvolvimento de web services e eu considero que em boa parte dos casos eles são os mais adequados.

    Como esta linha de serviços está evoluindo bastante, ainda estamos todos amadurecendo nossas visões sobre a mesma. Caso vocês passem a adotar serviços REST com freqüência, eu gostaria bastante de saber dos problemas e aprendizados que vocês tiveram. Assim poderemos fomentar as discussões do assunto e continuar aprendendo sempre mais.

    Abraços!

Deixe uma resposta

