E eu achava que era bom pra fazer contas de cabeça…

Atenção, este blog foi migrado para: http://brunopereira.org

Eu sempre fui considerado bom de contas. Meu pai me estimulou quando eu estava ainda sendo alfabetizado, e eu aprendi a tabuada antes de todos os meus colegas de classe. Não errava uma, e eu gostava de fazer contas complicadas de cabeça.

À medida que fui crescendo minha afeição por contas continuou, e eu fazia bem rapidamente contas de raiz quadrada e exponenciais simples, com uma boa precisão. Uma vez tomando um chopp na faculdade com meus amigos e uns professores (o Mauros e o Gerson, que dupla aquela), o Mauros me falou que essa facilidade para contas é muito boa, pois ajuda a manter a acuidade do raciocínio e isso provavelmente me livraria de qualquer chance de ter Mal de Alzheimer quando ficasse mais velho. Eu nunca parei pra verificar se isso é verdade, mas quem me falou merece muito crédito🙂

Pois bem, depois desse tempo todo, esse fim de semana eu vi um vídeo que o Bairos me mandou, que me fez questionar a minha dita “facilidade para fazer contas”:) O vídeo em questão saiu no Ted.com, um site com umas palestras muito legais. O vídeo em questão pode ser visto aqui. O palestrante se define – com toda justiça, devo dizer – como “mathemagician”. O cara pede pra platéia números de até 5 algarismos e calcula o valor destes números ao quadrado, com uma velocidade absurda. Eu sou capaz de fazer rapidamente estas contas até 2 algarismos. Com 3 algarismos eu até consigo fazer, demorando um pouquinho. 4 algarismos em diante, no way🙂 Esse cara é muito sinistro, ele deve ter um processador multi-core com cache enorme, porque o que ele fez me deixou completamente pasmo.

Coisas assim são legais para vermos o quanto a mente humana é capaz de nos surpreender. E claro, para lembrarmos que humildade nunca faz mal a ninguém, pois não faltam exemplos de gênios que primavam pela absoluta simplicidade e nos deixaram legados fabulosos.

Deixe uma resposta

