Java Magazine 55

Atenção, este blog foi migrado para: http://brunopereira.org

Java Magazine 55 - Março de 2008

Caros amigos, nos próximos dias chega às bancas a edição 55 da Java Magazine. Nesta edição sai um artigo meu entitulado “Web services WS-*“.

Este artigo é uma continuação do artigo da edição 54, na qual fiz uma análise dos web services REST e web services WS-*. Na edição 54, o foco era mais teórico, discutindo várias questões relevantes da implementação de web services nas 2 linhas de desenvolvimento.

Neste artigo, o objetivo é partir de um problema real de arquitetura orientada a serviços, e então realizar a modelagem e implementação utilizando a pilha WS-*. O exemplo adotado para contextualizar o problema é o processo de leilão do Mercado Livre, mas num contexto de leilão com apenas 1 usuário adquirindo um determinado item. O desenvolvimento foi feito utilizando o Apache Axis 2, uma das opções mais populares para o desenvolvimento deste nicho em Java.

Na edição 56, esta série será complementada com outro artigo prático, que utiliza a abordagem REST para resolver o mesmo problema proposto para esta edição. O objetivo com estes 2 artigos práticos é utilizar um mesmo exemplo que seja de fácil visualização por parte dos leitores e então descrever os detalhes principais do desenvolvimento de web services utilizando a abordagem WS-* e a abordagem REST.

Espero que os leitores gostem destes artigos e torço para que eles possam contribuir com o entendimento do desenvolvimento de web services, e mais especificamente, a implementação em Java. Ao longo do ano escreverei mais artigos nesta área, então se você tiver interesse no assunto, certamente recomendo acompanhar as edições futuras da revista🙂

6 respostas para Java Magazine 55

  1. Dá-lhe, Brunão!!!!!!

    Já estou aguardando ansiosamente!

    Você arrebentou no primeiro artigo e tenho certeza de arrebentará neste próximo!

    Grande abraço!

  2. Olá Bruno

    Excelente artigo. Na verdade recebi a java magazine aqui e dei uma passada rápida no seu artigo. Li o primeiro da serie, na edição anterior onde você compara WS * e REST é achei ótima.

    Você poderia criar tipo um bookmark com tutoriais sobre WS-* e REST, porque isso realmente é complicado de encontrar. Tipo uma listas com os melhores tutoriais, pelo menos aqueles que você recomenda.

    O que eu vejo é que muita gente confundi muito as duas implementações de web service, poderia dizer neste caso a arquitetura deles. Existem pessoas que conhecem só sobre WS-* e quando você fala par eles sobre REST ele não sabem nada. O mesmo acontece no caso contrário. Por isso eu achei o seu artigo excelente.

    Outra coisa, você recomenda no seu artigo como boa referência o livro http://www.amazon.com/J2EE-Web-Services-SOAP-JAX-RPC/dp/0321146182/ref=pd_bbs_sr_1?ie=UTF8&s=books&qid=1205165093&sr=8-1
    J2EE Web Services eu achei esse livro muito velho (de October 30, 2003), por isso não comprei ele. Preferi o livro SOA Using Java(TM) Web Services http://www.amazon.com/SOA-Using-Java-Web-Services/dp/0130449687/ref=pd_sim_b_title_1 por ser mais novo e ter boas recomendações na Amazon.

    Abraços

  3. blpsilva disse:

    Opa, muito obrigado🙂 Fico feliz que você tenha gostado dos artigos.

    Realmente eu acho que existe ainda um pouco de confusão a respeito de alguns conceitos de web services, tanto os WS-* como os REST. Esta área ainda não está tão madura aqui no Brasil, então é interessante um esclarecimento das coisas.

    Sobre o livro J2EE Web Services, ele de fato é um pouco antigo (final de 2003), mas ele é compatível com Java EE 1.4, então é bastante atual ainda. E ele é disparado o melhor do assunto, eu pesquisei bastante antes de comprar. Se tiver interesse em conhecer os detalhes WS-*, não se arrependerá de comprar o livro.

    Quando aos links de web services, o melhor lugar para conferir é o meu delicious: http://del.icio.us/blpsilva
    Eu uso o delicious pra guardar os bookmarks, aí já tem uma lista bem selecionada de links. Dá uma olhada nas tags de REST, webservices e Atom, tem muita coisa legal.

  4. Cintia Lima disse:

    Oi Bruno,
    li teu artigo nesta última edição da Java Magazine, fora isso já venho acompanhando teu blog algum tempo. Você escreve muito bem, parabéns !
    aproveitando, estou dedicada a desenvolver um trabalho de conclusão de curso ( Ciência da Computação ) que envolva SOA e gostaria de um help teu em alguns assuntos. Enfim, você tem meu email, se puder entrar em contato, agradeceria muito.
    outro fator que achei interessante, eu sou paulista e moro há algum tempo em Porto Alegre, atualmente trabalho na RBS ( Afiliada da Rede Globo no Rio Grande do Sul ), trabalho com projetos em Java.
    grande abraço.
    Cintia Lima

  5. blpsilva disse:

    Oi Cíntia, obrigado pelos elogios🙂 É bom também saber que algumas pessoas que eu não conheço pessoalmente já lêem o meu blog com freqüência. Como a maioria das pessoas que comenta as coisas aqui eu já conheço pessoalmente, acaba que não sei bem o alcance do que escrevo aqui.

    Hoje mais tarde te mando um e-mail então, tentando te ajudar com temas pro seu trabalho final do curso.

    Abraços

  6. guilherme disse:

    Olá Bruno,

    Como mudei de endereço não tenho a edição 55. por isso, estou tendo dificuldades para montar o ambiente no eclipse.
    Seria possivel enviar para o meu email o trecho da criação do ambiente??

    obrigado, guilherme maranhao

Deixe uma resposta

