Microsoft também adere ao formato Atom para suas APIs

Atenção, este blog foi migrado para: http://brunopereira.org

Depois de o Google passar a usar APIs RESTful com o formato Atom, agora é a vez da Microsoft começar a usar este formato. Ontem a empresa anunciou que as APIs do Windows Live serão RESTful e farão uso do formato Atom.

Após alguns anos investindo pesadamente em web services WS-*, parece que a gigante de Redmond está lentamente mudando sua forma de pensar em serviços web. É claro que durante um bom tempo eles ainda vão defender ferrenhamente o uso da pilha WS-*, pois eles não querem jogar fora os investimentos nessa área para a plataforma .NET. Contudo, é sem dúvida interessante ver que talvez o maior defensor de WS-* está mudando de direção, embora ainda não de forma integral.

Como eu já havia comentado algumas vezes, parece que a adoção de web services REST para diversos fins vai mesmo crescer rapidamente e ocupar um bom pedaço do espaço anteriormente ocupado por WS-*. E mais, eu acredito que os serviços REST vão crescer muito como mecanismo de integração de sistemas e plataformas. É bastante provável que o uso de integrações com EJBs e outras tecnologias que te prendem a uma plataforma específica caia de adoção. Especialmente em aplicações de internet, tenho convicção de que veremos um espaço cada vez maior sendo ocupado pelos serviços RESTful e que esta passe a ser a forma número 1 de comunicação entre diferentes aplicações.

O formato Atom tem muito a ver com esse crescimento, pois além do formato ser excelente para manipular conteúdo web, o protocolo AtomPub é um belo blueprint de implementação REST. Sempre que eu estou tentando definir um protocolo de comunicação REST e fico um pouco em dúvida sobre a melhor forma de fazer alguma coisa, minha primeira referência é o AtomPub. Estudar como eles resolvem problemas comuns no desenvolvimento REST te dá uma visão muito boa das opções disponíveis. Você já começa de um ponto de partida muito bom, e fica bem mais fácil elaborar um protocolo conciso e coerente depois que você conhece o AtomPub.

A propósito, quem quiser conhecer mais sobre implementação de serviços REST, recomendo fortemente a Java Magazine de Abril. Um certo sujeito vai publicar um artigo prático bem interessante sobre implementação destes serviços😉

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: