Diversidade de tecnologias

Atenção, este blog foi migrado para: http://brunopereira.org

Eu tenho postado com alguma freqüência sobre o que vem acontecendo no desenvolvimento das tecnologias dos web services Restful.

Este fim de semana o James Snell implementou um adapter do Apache Abdera para o CouchDB. Este adapter permite que se consiga facilmente implementar um armazenamento de dados no formato Atom com uso de uma instância do CouchDB.

Como eu já mencionei anteriormente, o Abdera oferece uma API para manipulação de conteúdo no formato Atom e a realização de operações do Atom Publishing Protocol. Já o CouchDB é um banco de dados orientado a documentos que é escrito em Erlang e foi projetado para extrema escalabilidade e permite fácil instalação em servidores com múltiplos núcleos ou em clusters de máquinas.

Em vez de utilizar tabelas com colunas (como os bancos de dados relacionais), o CouchDB armazena os documentos em formato JSON e disponibiliza como interface uma API Restful, com clientes já implementados em várias linguagens, como Javascript, Java, PHP, Ruby e Python.

Acho que isto expressa muito bem o horizonte que vem se formando. Em vez de pilha de tecnologias e protocolos proprietários, temos diversas tecnologias e plataformas diferentes conseguindo se comunicar através de HTTP. Um projeto open source Java que manipula conteúdo Atom já disponibiliza com facilidade um mecanismo de integração com serviços REST que manipulam dados em formato JSON.

É impressão minha ou estamos de fato vendo rapidamente uma mudança radical de abordagem na vanguarda da tecnologia? A mesma IBM que antigamente dominava de forma absoluta todo o mercado de hardware e software com soluções proprietárias agora patrocina diversos projetos open source e mantém sua elite intelectual trabalhando nestes projetos.

Soluções open source estão liderando várias frentes de desenvolvimento e com isso rapidamente surgem integrações entre componentes feitos em diferentes linguagens e plataformas. O conhecimento não está mais guardado a 7 chaves, e sim discutido abertamente por uma comunidade que aceita qualquer um com capacidade para agregar idéias boas.

A criatividade e a iniciativa individual nunca tiveram tanto poder, e isto é fabuloso. Com isso, claro que a versatilidade e o conhecimento diversificado ficam muito valiosos.

Hum… maybe it’s time for me to fight my disgust for Javascript and start developing something nice including JSON😉

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: