Jersey meets Abdera

Atenção, este blog foi migrado para: http://brunopereira.org

Talvez os dois mais promissores projetos atualmente sendo desenvolvidos na área de web services Rest são o Apache Abdera e o Jersey. O Apache Abdera oferece uma API para manipulação de conteúdo no formato Atom, e é bastante útil para implementações baseadas no Atom Publishing Protocol. Já o Jersey é a implementação de referência da JSR-311, que mencionei num post recente aqui no blog.

Os 2 projetos são complementares, já que as funcionalidades de ambos não tem muitas interseções. Ontem o Marc Hadley, um dos principais desenvolvedores do Jersey postou sobre um desenvolvimento que ele está fazendo, usando o Jersey e o Abdera em um projeto de web services Restful. No post do Marc Hadley ele menciona que utilizou os recursos HTTP do Jersey (como mapeamento de URIs em classes e métodos e a capacidade de manipular diversos content-types) juntamente com as funcionalidades do Abdera de manipulação de recursos Atom.

Esta iniciativa foi muito bem recebida pelo James Snell e pelo Dan Diephouse (fundador do XFire), que são os principais desenvolvedores do Apache Abdera. O desenvolvimento destes dois projetos vem trazendo enorme amadurecimento aos web services REST e hoje já é possível desenvolver web services neste formato com grande produtividade e poder.

Claro que os projetos ainda estão em um estágio intermediário de desenvolvimento, mas é deles que virá a adoção mainstream com maturidade desta linha de serviços. Estou acompanhando continuamente o que está sendo feito nesta área, e o que já pude ver até agora é fascinante.

A propósito, os dois projetos são open source e os principais envolvidos fazem parte de empresas como a IBM, Sun, Mulesource, entre outras. O desenvolvimento de software open source é hoje em dia a principal forma de desenvolvimento da vanguarda da tecnologia mundial. As empresas já perceberam o sucesso do movimento e estão apoiando firmemente o mesmo. Não posso deixar de registrar minha profunda satisfação com isso.🙂

Uma resposta para Jersey meets Abdera

  1. […] eu já mencionei anteriormente, o Abdera oferece uma API para manipulação de conteúdo no formato Atom e a realização de […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: