Conexão JDBC ao SQL Server 2000

Atenção, este blog foi migrado para: http://brunopereira.org

Como falei anteriormente, estou usando o SQL Server 2000 para um projetinho freela. Para me conectar ao SQL Server, baixei o driver jdbc jtds, pois li que ele funciona melhor que o driver jdbc fornecido pela Microsoft. Isto não me surpreende muito, pois a Microsoft não deve ter muito interesse em alavancar o uso de Java com o SQL Server, preferindo sempre empurrar o uso de .NET.Pois bem, eu estava tendo problemas para me conectar ao SQL Server via jdbc. Inicialmente o problema parecia ser da forma de autenticação, pois o servidor foi instalado com as opções default e as configurações padrão especificavam autenticação pelo Windows somente, sem autenticação pelo SQL Server. Eu encontrei na internet várias referências dizendo que os drivers jdbc para o SQL Server 2000 não suportam autenticação pelo Windows, então habilitei também a autenticação pelo banco de dados.

Após habilitar a autenticação pelo banco de dados, eu continuava sem conseguir conectar. Os problemas eram sempre os mesmos, e a mensagem de erro era essa aqui: “An error occurred while establishing the connection: Type: java.sql.SQLException Error Code: 0 SQL State: 08S01
Message: Network error IOException: Connection refused: connect”
. Procurando por esse erro, encontrei algumas referências sugerindo conferir se o servidor estava configurado para permitir acesso por TCP/IP, e no meu caso estava sim.

Como eu não estava conseguindo conectar de forma alguma usando TCP/IP, tentei conectar através de named pipes, e funcionou. Minha URL de conexão com o uso de named pipes ficou da seguinte forma: jdbc:jtds:sqlserver://127.0.0.1:1433;DatabaseName=sistema_cms;namedPipe=true

Ah, um detalhe importante. Ao tentar usar essa URL com localhost em vez de 127.0.0.1 , eu recebia um erro dizendo que o nome da máquina não era encontrado na rede. Colocando o hostname correto da máquina (no meu caso, blpsilva-vostro) funcionou sem problemas também. Possivelmente esta solução que utilizei não é a melhor possível para situações mais críticas. Entretanto, para o meu caso esta solução excede bastante o “good enough”, então fiquei com ela mesmo.

OBS: Esse template do WordPress tem o péssimo hábito de eventualmente cortar algumas frases que não caibam na largura da área central . Para não prejudicar a leitura aqui, segue abaixo novamente o nome do último parâmetro da URL jdbc:

namedPipe=true

7 respostas para Conexão JDBC ao SQL Server 2000

  1. Rafael disse:

    Caro Bruno!
    Seu post foi EXTREMAMENTE útil para minha equipe
    na empresa em que trabalho.
    Estávamos com este problema e não achávamos o erro!
    Agora está tudo certo!
    Obrigado

  2. blpsilva disse:

    Opa, fico contente que isto tenha sido útil. Realmente é meio chatinho isso. Qualquer coisa, já sabe onde me encontrar😉

  3. Juan Carlos disse:

    Obrigado pela informação estava com o problema de tcp/ip também e sem tempo de solucionar.

    Atenciosamente

    Juan Carlos

  4. Marcelo Gomes disse:

    E isso funciona para autenticação via windows…
    Caso não, como ficaria para conexão com autenticação do windows…

  5. manoel neto disse:

    bruno, vc salvou minha vida… fazia tempo que tava com este problema, e ja tinha feito de tudo, habilitei portas no firewall, e nada resolvia, nao sei que gargalo eh esse, mas pelo namedpipe resolveu. obrigado.

  6. Mateus disse:

    Bruno, eu sei que o blog foi movido e talz, mas deixo aqui meus parabéns pelo post!! Informaçãozinha chata de achar!

  7. Anderson disse:

    Bruno, muito obrigado! Suas informações foram muito úteis para construção do meu projeto. Deus te abençoe.

Deixe uma resposta

