…e conhecer Português também!

Atenção, este blog foi migrado para: http://brunopereira.org

Claro que para trabalhar com software é fundamental saber se comunicar em Inglês. Mas para trabalhar com qualquer coisa no Brasil é bom você falar Português corretamente também!Desde a época da faculdade eu me surpreendo com a quantidade de pessoas bastante qualificadas e inteligentes que são ruins em Português. Talvez eu esteja dando importância excessiva para isso, mas acho que não. Pode ser que boa parte das pessoas com as quais você trabalhe não ligue muito para isso, mas te garanto que muitas pessoas terão uma certa imagem negativa ao vê-lo cometer erros grosseiros de Português. Ah, e por favor.. falar Tupi é pior ainda! (“Mim fazer alguma coisa”)

Um exemplo interessante que acontecia comigo é que no meio da faculdade eu já sabia que não queria trabalhar com eletrônica, mas eu tive que cursar Eletrônica 1, 2, 3 e 4. Era muito chato fazer os trabalhos preparatórios e os relatórios das aulas práticas. Como quase ninguém gostava de fazer esses trabalhos, muitas vezes a gente revezava quem ia fazer o trabalho original e os outros iriam modificando e customizando as suas cópias do trabalho🙂. O interessante é que dependendo de quem estivesse fazendo o relatório (eu tenho alguns amigos que são muito inteligentes, mas escrevem mal), meu único trabalho era corrigir o Português e entregar. E o melhor, com certeza se o professor pegasse 2 relatórios e achasse que um era cópia do outro, provavelmente ele pensaria que o original era o bem escrito, então eu não teria problemas😉

Brincadeiras à parte, você não precisa ser o professor Pasquale, mas tente ser cuidadoso ao se comunicar de forma escrita. Uma possibilidade é pedir para outra pessoa revisar rapidamente o que você está escrevendo. Observar a escrita de pessoas que escrevem bem também ajuda bastante. Aliás, isso mais uma vez reforça o ponto levantado pelo Guilherme, da importância da leitura.

De uma maneira geral, quem lê muitos livros também escreve bem. Como o processo de publicação de livros é bastante criterioso, dificilmente você lerá um livro com português ruim. O hábito de ler bastante refinará os seus conhecimentos da língua e melhorará também o seu vocabulário.

Se você é um bom profissional, com certeza não vai querer prejudicar a sua imagem por escrever mal. Tente ler mais e aos poucos ir melhorando sua forma de escrever, isso só te trará benefícios. E claro, se quiser expandir seus hábitos de leitura, eu estarei por aqui escrevendo com freqüência para te oferecer conteúdo!🙂

Deixe uma resposta

