Melhorando a aparência do Eclipse no Linux

Atenção, este blog foi migrado para: http://brunopereira.org

Eu já há um bom tempo utilizo o Linux como ambiente de trabalho em casa, e felizmente, há mais de 6 meses já tenho o prazer de usar Linux aqui na Globo.com também. Uma das coisas que me incomodava um pouco quando comecei a usar o Eclipse no Linux era a aparência do mesmo. O Eclipse por default no Linux não fica com uma interface muito legal, dependendo das fontes que você esteja usando no seu ambiente gráfico.Já há bastante tempo eu utilizo como a Tahoma tamanho 9 como fonte principal no KDE e também no Eclipse. Esta fonte me agrada bastante e com ela eu considero bem mais agradável o uso do Eclipse, comparando com as fontes padrão que vêm configuradas no Linux. Esta semana saiu um post no Planet Eclipse falando deste mesmo assunto, e eles mostraram uma configuração de fonte que o pessoal do JBoss utiliza para trabalhar.

Eu baixei as fontes Liberation que eles usam e fiz um teste aqui para ver se gostava ou não da aparência. Realmente essa fonte que eles usam é bem legal, e eu cheguei a ficar em dúvida se mantinha a Tahoma ou se mudava para Liberation. Claro que esta é uma decisão de gosto pessoal, cada um tem suas preferências, e eu por enquanto estou mantendo Tahoma, pois já estou bastante acostumado e satisfeito com ela.

Para que vocês possam ver a diferença, seguem abaixo dois screenshots do Eclipse rodando aqui no Kubuntu, o primeiro delas com o uso da Tahoma 9 como fonte do Eclipse e fonte do editor Java e o segundo com o uso da Liberation Sans tamanho 10 (o tamanho 9 aqui estava com a largura estranha para algumas letras).

Eclipse com fontes Tahoma 9

Eclipse com fontes Liberation Sans 10

E aí, de qual vocês gostaram mais?? Eu não consigo me decidir sobre qual fica mais interessante pra mim, então estou mantendo o time vencedor com Tahoma.🙂

OBS: A renderização das fontes varia de um sistema operacional pro outro, e no Eclipse no Windows eu não gosto da aparência da fonte Tahoma, e mantenho as configurações de fontes padrão do Eclipse no Windows, pois elas são satisfatórias pra mim (e afinal de contas, eu quase não uso Windows, não faz muita diferença… hehehe).

Update: Para melhorar MUITO o espaçamento das linhas no package explorer, navigator e outras views estilo Árvore, recomendo a criação do arquivo .gtkrc-2.0 no seu diretório home, com o seguinte conteúdo (experimente este conteúdo primeiro, e então modifique o que achar interessante) :

style "gtkcompact" {
font_name="Sans 8"
GtkButton::default_border={0,0,0,0}
GtkButton::default_outside_border={0,0,0,0}
GtkButtonBox::child_min_width=0
GtkButtonBox::child_min_heigth=0
GtkButtonBox::child_internal_pad_x=0
GtkButtonBox::child_internal_pad_y=0
GtkMenu::vertical-padding=1
GtkMenuBar::internal_padding=0
GtkMenuItem::horizontal_padding=4
GtkToolbar::internal-padding=0
GtkToolbar::space-size=0
GtkOptionMenu::indicator_size=0
GtkOptionMenu::indicator_spacing=0
GtkPaned::handle_size=4
GtkRange::trough_border=0
GtkRange::stepper_spacing=0
GtkScale::value_spacing=0
GtkScrolledWindow::scrollbar_spacing=0
GtkExpander::expander_size=10
GtkExpander::expander_spacing=0
GtkTreeView::vertical-separator=0
GtkTreeView::horizontal-separator=0
GtkTreeView::expander-size=8
GtkTreeView::fixed-height-mode=TRUE
GtkWidget::focus_padding=0
}
class "GtkWidget" style "gtkcompact"
style "gtkcompactextra" {
xthickness=0
ythickness=0
}
class "GtkButton" style "gtkcompactextra"
class "GtkToolbar" style "gtkcompactextra"
class "GtkPaned" style "gtkcompactextra"

Uma resposta para Melhorando a aparência do Eclipse no Linux

  1. George Matos disse:

    Cara, muito obrigado pela dica, agora deu até gosto de migrar pro linux aheuaehaue.

Deixe uma resposta

