Instalação do Linux no Dell Vostro 1500

Atenção, este blog foi migrado para: http://brunopereira.org

Após alguns dias ausente do blog em viagem, estou retornando às publicações. Anteriormente eu havia relatado como foi o processo de instalação do Windows XP no meu notebook, Dell Vostro 1500. Nas estatísticas do blog dá para ver que muita gente chega aqui pesquisando por instalações de sistema operacional no Vostro 1500, então como recentemente instalei também o Linux aqui, achei interessante publicar sobre isto também.A minha primeira tentativa foi instalar o Kubuntu 7.04, que eu uso no trabalho e também o tenho em 2 desktops em casa. Nunca tinha tido absolutamente nenhum problema com esta versão do Kubuntu, e ela é a minha preferida, pois tive alguns problemas com plugins multimídia do Firefox na versão 7.10 e mais um ou outro detalhezinho que considero melhor na 7.04.

Para minha surpresa, não consegui instalar o Kubuntu 7.04 no note. A instalação falhava logo no começo, entrando numa tela de prompt entitulada Busy Box que me mostrava uma mensagem parecida com “cannot access tty” . Não lembro exatamente a mensagem, mas era algo semelhante a isso e não me dava pista alguma do problema que havia ocorrido. Claro que eu pesquisei bastante na internet e encontrei diversas outras pessoas com o mesmo problema, e não encontrei solução para o mesmo.

A única dica que encontrei foi tentar instalar com o CD “Alternate”, em vez do CD normal de instalação. Este CD Alternate realiza a instalação modo texto, em vez da instalação gráfica tradicional. Baixei este CD e tentei realizar a instalação através do mesmo.

Se você tentar instalar sem especificar nada, a instalação chega num ponto em que tenta acessar os repositórios de pacotes com alguns wget, necessitando de conexão ativa à internet. Como minha internet em casa é com Velox e sem modem roteador, eu preciso inicialmente configurar a conexão ao Velox para conseguir acesso à internet. Na instalação gráfica é possível realizar esta configuração antes de começar a instalação de fato, mas na instalação modo texto é executado um fluxo contínuo de operações pelo instalador e você não tem a chance de configurar o acesso à internet. Isto me trouxe o problema de a instalação ficar presa na etapa que precisava de acesso à internet, e a instalação não terminava. Consegui resolver este problema iniciando o instalador com opção de não utilizar DHCP, usando IP estático. Isto fez com que a instalação prosseguisse normalmente após algumas poucas tentativas mal-sucedidas de acessar os repositórios de pacotes.

Após iniciar a instalação em modo texto com esta opção de usar IP estático, aparentemente eu consegui instalar o Kubuntu com sucesso. Entretanto, ao reiniciar a máquina e tentar logar no Kubuntu, fui ver que o login me deixava no modo texto. Eu não conseguia logar no Kubuntu com interface gráfica. Claro que isto me deixou bastante frustrado, e não cheguei a saber o que estava causando isto. Possivelmente alguma configuração equivocada do X Window, ou algo referente ao kdm (kde display manager) , não sei dizer ao certo.

É fato que a versão que eu tentei instalar é meio antiga comparando com o modelo do note, então resolvi tentar instalar alguma outra distribuição que tivesse uma versão bem recente e o KDE como desktop padrão. Dando uma olhada no Distrowatch, vi que uma versão nova do MEPIS havia sido lançada no final de Dezembro, e o MEPIS também é baseado no Debian e oferece o KDE como desktop, da mesma forma que o Kubuntu.

Após voltar de viagem na quarta-feira, instalei na quinta-feira o MEPIS 7.0, lançado no dia 23/12/2007. A instalação foi bastante tranqüila, não tive problema algum e foi bem rápido. Após logar pela primeira vez, tive que personalizar bastante o KDE para os meus gostos, mas nada complicado. Eu ainda estou me acostumando a esta distribuição, e ainda prefiro o Kubuntu. Entretanto, como o MEPIS instalou sem problemas aqui no note, ele está sendo muito bem-vindo e a usabilidade é bem agradável. Provavelmente instalarei o Kubuntu no note quando a versão 8.04 for lançada, pois virá com o tão esperado KDE 4 e tenho certeza de que nesta nova versão do Kubuntu o suporte ao Vostro 1500 vai estar bem melhor.

A instalação do Kubuntu 7.04 no note foi a primeira vez em que não consegui instalar o Linux em alguma máquina. Fique bastante supreso por não conseguir, pois isto é sinal de que a compatibilidade ainda não está tão alta como eu pensava. Entretanto, isto me trouxe a experiência de utilizar mais uma nova distribuição. A primeira vez que instalei o Linux em casa foi em 2003, e de lá para cá, já instalei as seguintes distribuições: Conectiva, Red Hat, Knoppix, Mandrake/Mandriva, Solaris (logo que virou open source), Suse, Ubuntu, Kubuntu e agora o MEPIS. O fato de ter usado este conjunto variado de distribuições me ajudou a conhecer bem os fundamentos do Linux e como as coisas funcionam neste SO. Se você trabalha com tecnologia e nunca saiu dos domínios da Micro$oft, vale muito a pena tentar usar o Linux e aprender mais sobre o mesmo e ver como são as coisas fora do mundinho do Windows😉

4 respostas para Instalação do Linux no Dell Vostro 1500

  1. Emerson disse:

    Adquiri um Vostro 1500 recentemente, com XP instalado. Como só uso Linux/Ubuntu, coloquei o CDlive 7.10 e rodou tudo tranqüilo e redondo, apenas o som que não houve jeito de habiltar, nem com Alsa, nem com Oss, nada. Usei outras distribuições como BigLinux3.0, Kurumin 7, Kubuntu e todas deram o mesmo. Gostaria que você postasse os arquivos de configuração do som na sua distro, para fazer uma comparação. Não sei onde ficam estes arquivos, mas consultado em blogs alguns ficam em pastas do Alsa, sound, Oss, que ficam no /etc ou /usr.

  2. blpsilva disse:

    Opa, vou tentar pegar essas informações pra vc quando chegar em casa. Aqui no note estou usando o MEPIS, mas como também é baseado no Debian, acredito que os arquivos fiquem no mesmo local do Ubuntu. Depois que tiver pego isso te aviso.

  3. Fernando Rodrigues disse:

    Caros Emerson e Bruno, gostaria de saber se a instalação do Linux Dell Ubuntu 7.10 no Vostro 1500 foi capaz de reconhecer corretamente a placa de vídeo NVidia GeForce 8400M GS e a placa Dell Wireless MiniCard, pois instalei o Ubuntu 8.04 (distro geral, pois acredito q ainda não exista distro da Dell para esta versão!) e estas placas não foram reconhecidas corretamente, ficando impossibilitado de acessar a rede WiFi (Wireless) nem de configurar os efeitos visuais avançados para o Ubuntu, devido ao uso de uma placa de vídeo padrão. Agradeço qualquer resposta.

  4. blpsilva disse:

    Aqui no note eu estou com o Mepis. O Kubuntu 7.04 não instalou aqui, conforme falei no post. Por incrível que pareça eu nem tentei usar wi-fi no Linux ainda, pois não saio tanto com o note de casa, e aqui em casa eu não uso Wi-fi.

    Lá na Globo.com tem bastante gente com note Dell e HP que usa Ubuntu 7.10 e 8.04, então acho que você deve conseguir configurar o wi-fi sim.

    Quanto aos drivers da Nvidia, é só vc baixar os drivers do site e instalar que funciona sempre. A instalação é meio chatinha, tem algumas etapas manuais. Mas não é nada traumática e certamente vai funcionar.

Deixe uma resposta

