Instalação do Windows XP no Dell Vostro 1500

Atenção, este blog foi migrado para: http://brunopereira.org

Como falei anteriormente, eu não gosto do Windows Vista, então após o meu note chegar lá em casa uma das primeiras coisas que tive que fazer foi colocar o Windows XP. Em outro post em breve falarei da instalação do Kubuntu.Eu tinha lá em casa um CD do Windows XP 64 bits, obtida através do MSDN Academic Aliance. Tentei primeiro instalar com este. A instalação do Windows estava se recusando a começar, dando uma mensagem que não lembro muito bem, mas que mencionava alguma coisa a respeito do disco e de RAID.

Esta mensagem me fez decidir olhar as configurações na BIOS e descobri que o disco estava configurado para modo de operação AHCI, em vez de SATA, que era a outra opção. Como nem sabia ainda o que era AHCI e meu disco é SATA, modifiquei para esta opção. Mais tarde pesquisei e descobri que o AHCI é um novo controlador de disco que oferece algumas novas funcionalidades e é um pouco mais rápido que o modo de operação SATA tradicional.

Enfim, após modificar este modo de operação para SATA na BIOS, consegui instalar o Xp 64 bits. Entretanto, infelizmente fui descobrir após a instalação que os drivers fornecidos pela Dell junto com o note são quase todos apenas para 32 bits. Com isso, faltavam drivers para vídeo onboard, controladora ethernet, controladora USB e mais algumas coisas. Eu poderia procurar os drivers de tudo em outro computador e gravar um CD para ler no note, mas como sabia que a situação com 32 bits seria muito mais tranqüila, resolvi instalar um outro XP de 32 bits que eu tenho lá em casa.

Instalando o XP de 32 bits foi tudo muito tranqüilo, não tive absolutamente problema algum, e estou usando-o bastante satisfeito. Em breve postarei sobre umas pequenas encrencas para instalar o Kubuntu.

61 respostas para Instalação do Windows XP no Dell Vostro 1500

  1. alexandre disse:

    interessante!
    tentei instalar o Windows XP no meu Vostro 1500 e parei na tela em que o Windows informava sobre o disco rígido…
    vou experimentar mudar essa opção AHCI que você mencionou!😉

  2. Matheus disse:

    Olá! Muito esclarecedor esse tópico! Gostaria que você me enviasse via comentário no meu blog a resposta para uma simples pergunta: instalar windows xp 32bits no vostro 1500, faz a webcam continuar funcionando normalmente?

    Abraço!

  3. blpsilva disse:

    A webcam, assim como todo o hardware funciona perfeitamente sim. Pefeitamente compatível

  4. matheus disse:

    situação semelhante, tenho um note dell vostro 1500.
    recebi o note com vista business 32 bits, estou tentando instalar o WinXP, inicio a instalação e aparece a mensagem : “… detecção de hardware…” a tela fica escura e a instalação não prossegue.
    Na BIOS, encontrei a opção e alterei de AHCI para ATA. Não encontrei a opção para SATA.

    Qualquer dica, seria de grande valia.

    Desde já, grato pela atenção

  5. blpsilva disse:

    Estranho.. depois que eu fiz a mudança para ATA na BIOS (na opção de modo de operação SATA), o meu Windows XP instalou perfeitamente, sem nenhum comportamento diferente das vezes em que instalei o Windows XP anteriormente.

    Será que seu CD de instalação está com algum problema? Tenta instalar com outro CD se vc puder, isto provavelmente indicará se é um problema da mídia de instalação ou realmente alguma incompatibilidade de hardware. Como o meu modelo é exatamente o mesmo, acho difícil que você esteja tendo problemas de incompatibilidade. Eu diria que é problema da mídia de instalação ou talvez, algum defeito no hardware. Espero que seja só o CD mesmo.

    Por favor retorne aqui após tentar instalar novamente. Boa sorte.

  6. Rogerio disse:

    Fantastico a informação. Estava a 3 dias tentando resolver isto e com uma única informação tua pude resolver esta informação.
    Valeu, show de bola…obrigado.

  7. Diogo disse:

    Bruno,

    Estou pensando em adquirir um vostro 1500 e gostaria de colocar o XP, mas to com receio de não conseguir efetuar os procedimentos que você realizou para mudar o seu S.O.

    Preciso de uma ajuda.

    tenho que retirar o vista ou posso intalar o XP por cima mesmo?

    Desculpa pela pergunta “idiota”…rs..

    abraços

  8. blpsilva disse:

    Você precisa formatar o disco e instalar o XP na partição formatada. Tudo funciona corretamente no XP, contanto que vc instale o XP de 32 bits. Instalar o XP de 64 bits vai te trazer problemas com drivers.

  9. TCB disse:

    Cara, estou com o mesmo problema…. contudo, preciso do XP64 por causa do meu trabalho…. Você chegou a testar depois? Abraços.

  10. blpsilva disse:

    Olha, é capaz de você conseguir os drivers de 64 bits pro XP, mas eu não cheguei a tentar não. Eu estava sem driver até para a placa ethernet, então nem conexão com a internet eu estava conseguindo. Recomendo que você procure os drivers todos de 64 bits e se achar, aí instale na boa.

    Não recomendo tentar instalar o XP de 64 bits sem ter encontrado previamente todos os drivers, pois há uma chance razoável de você perder tempo à toa.

  11. Extreme disse:

    Pode me dizer onde encontro e como instalo os drives: Dispositivo do Sistema Básico”?
    apenas esses nao consigo achar.

  12. Samanta disse:

    Comprei um PC notebook Compaq Presario C750BR que veio com o Windows Vista instalado com licençã de 60dias, tentei efetua a instação do windows XP só que ele apresentou uma mensagem abaixo:
    Foi detectado um problema e o Windows foi desligado para evitar danos ao computador.
    O problema parece se causado pelo seguinte arquivo: Setupdd.sys
    PAGE_FAULT_IN_NONPAGED_AREA

  13. Samanta disse:

    Como devo proceder? mediante a essa mensagem de erro para instalação do Windows XP.
    Tenho dúvida referente a drives sabem me dizer se tem o risco de peder algum driver.
    Será que podem me orientar

  14. tenho um Hp C750 br e num consigo formatar do vista starter edition para o xp, por conta do HD ser sata mas num tem como entrar no setup dele da só opção de boot e coisa assim
    o Linux ubuntu deu certo portanto estou com os dois

  15. Cristiano disse:

    SOBRE O HP C750 BR PARA ENTRAR NO SETUP É SHIFT + F2 OU SHIFT F12 E DEPOIS É SÓ DESABILITAR O SISTEMA SATA DELA QUE VC VAI CONSEGUIR FORMATAR NORMALMENTE SUA MÁQUINA…

    ABRAÇOS…

  16. ai galera consegui formatar para o Xp valew pela ajuda meu c 750 br só que não encontro os drivers compatíveis para o XP sevice pack a hp não fornece os drivers compatíveis para o XP
    alguém tem ai pra me fornecer por gentileza posta eles no forum
    grato!

  17. Marcos Vinicius Pereira Barreto_SP disse:

    Pessoal sobre o compac presario C750Br é Só desabilitar o sata native dele; aperte f10 e depois em boot coloque o sata native em disable e instale o XP , aki coloquei essa configuração e funcionou de boa aki em meu note. o meu veio com o Starter edition, que windows ruin em…porcaria gostaria que pelo menos viesse com uma distro linux ubuntu aki ficou massa. valeu…

  18. Bruno disse:

    Olá, instalei o Windows XP SP 1 no meu Vostro 1400 Core 2 Duo 2.2 Ghz, baixei todos os drivers corretos, porem o de vídeo não funciona de maneira nenhuma. Ressalto que já atualizei o windows para o SP 3 e mesmo assim o driver continua não funcionando. Alguém sabe me ajudar ? Minha plca de vídeo é a Intel GM965 Express Chipset. Obrigado

  19. blpsilva disse:

    @Bruno

    Estranho isso, porque minha placa de vídeo é a mesma que a sua, e está funcionando sem problemas. Consigo até jogar muito bem alguns jogos antigos (lançados até 2004/2005 mais ou menos). Eu lembro que quando fui baixar os drivers, o site da Intel era meio confuso, tinha várias opções parecidas e foi meio chato de encontrar tudo. Recomendo que você dê mais uma olhada no site da Intel, pois consegui todos os drivers pro XP de 32 bits.

    []s

  20. Bruno disse:

    Olá Bruno, de fato já baixei diversos drivers, inclusive para o Vostro 1500 segundo recomendação da própria Dell. O mais engraçado é que estou com 02 Vostro e ambos apresentam o mesmo problema, o que descarta a hipótese de um defeito físico. Não sei mais o que fazer, nenhum driver funciona e como represento um software que só roda em XP, não posso ficar com o Vista. Abs

  21. pablo neves disse:

    olá pessoal bom segui o que foi dito a cima como disse Bruno e deu tudo certo!!
    abraço a todos

  22. Ai galera por favor se alguém tiver os driver modem e audio do notebook hp c750 br ou compatível (para o xp sp2) posta no fórum por gentileza o link direcionado para o download!
    grato desde já
    valew ficarei esperando abração a todos!

  23. Ricardo disse:

    Cara!! Realmente, excelente dica!! Tive sorte de entrar aqui antes de ficar quebrando a cabeça!! Valeu!!!

  24. Eduardo Muniz disse:

    Boa noite!

    Gostaria de saber se alguem consegui instalar o som do “Compaq Pressario C750BR Notebook PC”?

    Fiz a instalação, porém o mesmo encontra-se com alguns defeitos com os controles de som e o microfone não funciona.

    Se puderem me ajudar…. ai esta o meu e-mail>>> dudu_lokkonshojo@hotmail.com

    Abraço T+

  25. teclado510 disse:

    Opa! como é que tem gente dizendo que consegui instalar os drives no notebook c750
    onde é que consegui fazer o download hein!!!

  26. leandro feitoza disse:

    comprei uma webcam mais no meu computador ñ está funcionando gostaria de saber o porque

  27. luiz2dll disse:

    cara ,valeu por ter comentado sobre a mudança da bios,estava me descabelando e não conseguia instalar o xp,depois que fiz a modificação tudo ficou normal novamente,muito obrigado.

  28. Fernando disse:

    Bruno Acheu muito interessante esse comentário por favor vc pode me enviar esse comentário para o meu email fazendo favor eu comprei um not da dell que veio com o vista porem quando vou formatar para colocar o xp aparece uma mensagem o o meu hd não foi reconhecido..por favor me mande no email

  29. César disse:

    Bruno, após realizar a instalação do XP você voltou a configuração origial do controlador do HD para AHCI?

  30. caros colegas onde posso encontrar os drivers do notebook compaq presario c750br?desde já agradeço…

  31. caros colegas onde posso encontrar os drivers do notebook compaq presario c750br?desde já agradeço… brotherwashington@bol.com.br

  32. leandro alberto disse:

    “Extreme Disse:
    Junho 7, 2008 em 4:12 pm

    Pode me dizer onde encontro e como instalo os drives: Dispositivo do Sistema Básico”?
    apenas esses nao consigo achar.”

    Baixe no site da dell o chip set opcional e o recomendado e os instale.

  33. Andy disse:

    Nossa cara, tava maluco aki jah tentando instala o win Xp no meu not compaq e ñ tava dando certo
    dava essa menssagem do disco rígido e eu já ñ sabia mais oq fazer
    fiz uma busca no google e entrei nesse site e achei muito interessante
    ja entrei na bios do meu compaq e pimba, deu td certinho
    já to instalando o win Xp, des de já meu muito obrigado.
    Post mto bom mesmo!!
    um abraço e obrigado pelas informações!!!

  34. klayton disse:

    ola gostaria de saber como e onde eu encontro os drives da olaca de video do meu notebook, ele é um compaq presario c750rb, ficaria muito agradecido se alguem me de uma dica professorklayton@hotmail.com

  35. AirToN disse:

    Olá galera, eu também tenho um compaq presario c750, uma vez perguntei para um funcionario de um loja de computadores de shopping se era possivel instalar o Windows Xp nele. Esse cara disse que é possivel, porem eu não vou encontrar os drivers de jeito nenhum!!! Alguem sabe me dizer se isso é verdade de fato??? Grato ai a galera que corre informação

  36. Rossi disse:

    Bom dia galera.

    Tenho um not compaq C750BR, primeiramente não estou conseguindo instalar o XP, mais como li todos os topicos do forum ja sei como resolver isso, mais tenho um outro probleminha, minha internet funciona normal, entro no MSN mais na pagina do explore internet não tenho acesso, o que isso quer dizer e como faço pra arrumar essa situção.

    Obs: antes de isso acontecer, o micro sempre me pedi pra fazer atualização e acabei fazendo, depois disso a pagina não esta abrindo normalmente como antes.

    e no Windows Upde me mostra que falta 5 atualizaçoes a fazer mais ele nao consegui…

    alguém poderia me ajudar….

    Att.

    Rossi

    Grato.

  37. Guilherme disse:

    Tenho um compaq c750 e conseguir instalar todos os drives, mas o microfone não funciona. Tenho os drives disponíveis comigo e se alguém quizer me fala que mando… Só tenho um problema o microfone não conseguir colocar pra funcionar ainda, se alguém souber me fala. meu email é guilherme.junior83@hotmail.com

    Flw

  38. Edsel disse:

    Ai Galera.
    Eu tive o mesmo problema..
    Adquiri um compac Presario 750Br com Vista starter instalado.. porem formatei e instalei o xp.
    Quando fui buscar drives no site do fabricante e pedir suporte.. quebrei a cara .. o mesmo disse que a garantia era somente sobre o sistema operacional vista instalado e que não disponibilizavam demais drives..
    Busquei na net até encontrar esta dica .. http://www.sendspace.com/file/1rmev3 la tem os drives da maquina.
    No painel de controle zerou todos os conflitos..
    Porem a maquina fica com a luz do wireless na cor laranja e não azul e a maquina não identifica as redes sem fio disponiveis…
    Alguem poderia me dar uma força de como resolver este problema…
    Um abraço.
    Edsel.

  39. A.P.Rodrigues disse:

    Muito bom, tive o mesmo problema, eu não ia mudar essa opção nunca, mas graças ao topico resolvi o problema!

  40. Jean disse:

    Bom dia,

    Eu tenho o notebook Vostro 1510 cuja configuração é:

    – Processador Intel Core 2 Duo T8100 (2.1GHz, 3M L2 Cache, 800MHz) com Teclado Interno em Português
    – Memória de 2GB DDR2 667MHz, 2DIMM
    – Touchpad sem leitor de impressões digitais
    – Bateria Primária 58 WHr 6 células Lithium Ion
    – Placa de áudio integrada 2.0
    – Placa de Rede Wireless-N Mini-card Dell 1505
    – LCD Bezel com camera de integrada de 1.3 Mega Pixel e microfone digital
    – Gravador de CD e DVD, 8X DVD /-RW, DL /-R, com Roxio
    – Sem modem externo USB
    – Placa de Vídeo 256MB NVIDIA GEFORCE 8400M GS
    – Tela LCD Widescreen WXGA LCD com TrueLife de 15,4
    – Disco Rígido de 250GB, 7200RPM
    – Mídia PC Restore para Vista drive recovery partition
    – Dell Wirless 360 Bluetooth Module (2.0 EDR)

    A maquina foi livrada com o Vista premium Sp1 ja instalado. Eu não quero este sistema operacional.

    Por favor, eu gostaria de perguntar se o Senhor poderia me descrever um procedimento detalhado para instalar o Win XP Professional (preparação da Bios, drivers, etc.) e roda-lo sem problema?

    Eu li que, alem de trocar na bios a opção AHCI pela ATA para instalar XP, eu deveria, antes de instalar o Win XP, atualizar a bios de meu Vostro 1510. (a versão atual é A12; a mais recente é A13)
    1) O Senhor acha isto necessário para rodar o Win XP?

    Eu fiquei também sabendo que eu deveria após a instalação do Win XP, instalar os drivers na seguinte ordem:
    – Software do sistema do desktop ou notebook
    – Driver chipset ou SMBus
    – Driver do processador (se aplicável)
    – Vídeo
    – Áudio (som)
    – Drivers de entrada (teclado/mouse)
    – Modem (desktops possuem um CD separado para o modem)
    – Placa de rede
    – Driver SATA da Intel

    2) Por favor, o Senhor poderia me indicar o que é o software do sistema do notebook, de quais links eu poderia baixar o driver chipset ou SMBus, o driver do processador, os drivers de entrada (teclado/mouse)?

    Antecipadamente agradeço,

    Jean

  41. blpsilva disse:

    @Jean

    Os drivers do Vostro 1510 devem ser muito semelhantes (se não forem iguais) aos do Vostro 1500. Não creio que seja necessário atualizar a BIOS, e não recomendo que você o faça a menos que você tenha algum problema específico que exija a atualização. Mas não deixe de trocar na BIOS de AHCI para SATA, isso é fundamental.

    Se você instalar os Windows XP de 32 bits, não terá dificuldades com os drivers. Em relação à sua pergunta, “software do sistema do notebook” é o próprio Windows XP.

    Boa sorte, []s

  42. Rodrigo disse:

    formatei um notebook da Dell Modelo Vostro 1510, retirei o windows vista e instalei o xp, baixei todos os drives e instalei corretamente, mas o adaptador do WI FI não quer funcionar alguem ai tem uma solução.

  43. Lucieny disse:

    Oi … eu comprei um dell vostro… e tbm detestei o vista e estou tentando instalar o xp… porém, o ocorre exatamente o que o pessoal está falando… ñ reconhece a HD… eu vou tentar fazer o que vc me explicou… porém, sou completamente leiga nesse assunto… portanto com certeza terei algumas dúvidas… a primeira se vc puder me esclarecer… eu ficarei imensamente agradecida… pelo que li… geralmente, depois deste tipo de formatação… vc precisa reinstalar todos os drives… certo?… bom eu vou instalar o xp 32bits, eu quero saber se eu vou precisar instalar todos os drives e quais são?… desde já agradeço por sua atençaõ…

  44. leomar disse:

    eu tenho notibook presario 750br, fui eslar ubuntu não deu certo, eu queria saber quem sabe de alguma forma de estalar falow……………

  45. Binho disse:

    Caro colega vc não tem noção como quebrei a cabeça pois não lembrava desta alteração na bios foi de grande ajuda esta sua explicação valeu.

  46. Ricardo disse:

    Estou com um problema, pelo que eu sei o dell latitude d630 tem Bluetooth, porem eu naum estou sabendo estalar aqui.

    Ja tentei de tudo e estou com um xp sp3

    eu estou com wirelesss mas naum tenho o bedito Bluetooth.

    Eu encontrei algus drives no site da dell mas eles pedem p conectar o computador quando eu estalo o drive, porem o pc ja esta conectado, eu ja tentei conectar a outro Bluetooth quando ele pede mas naum consigo tb.

    Ja naum sei iq faazer!!!

    alguem poderia me ajudar estarei sempre aqui olhando !!!!

  47. Eduardo disse:

    Informação valiosissima essa, troquei o modo para ATA ao invés de AHCI e consegui instalar o Windows XP no meu Vostro 1510

    Parabens

  48. Roberto G. V. Neto disse:

    Tenho um vostro 1510 que veio com Vista. Ontem a noite instalei o Windows 7 Beta US-EN mas não curti, é um Vista com boot mais rápido, então resolvi colocar o XP.
    É só entrar no setup trocar de AHCI para ATA e fazer boot pelo CD do Windows XP, instalar e ser feliz!

    Ps.: vai demorar pra micro$oft lançar um windows melhor que o XP!!!

  49. Gustavo A. Vieira disse:

    Adquiri recentemente um VOSTRO 1710, optei pelo downgrade para o OS Windows XP, como foi comprado pela DELL / USA este sistema operacional instalado esta em inglês. Na verdade não me importo porem como minha namorada o utiliza bastante para seus projetos de faculdade resolvi instalar a versão em português de qual possuo cd de instalação. Após formatar o hd, para a minha surpresa, meu cd de instalação do XP não reconheceu o hd para instalar o OS. Após varias tentativas, averigüei que somente com os cds de instalação dos OS enviados pela DELL (XP em inglês e Windows Vista 32-bits tb em inglês) consigo fazer a instalação de um sistema operacional no laptop. Resolvi então instalar o VISTA 32-bits para verificar a performance, que burrice, não da performance do laptop que esta muito boa para um sistema falho, mas um sistema que deixa a desejar. Bom, se alterar na bios de AHCI para ATA resolveria meu problema de instalação do sistema operacional com qq cd de instalação que possua e não só os enviados pela DELL? Estou pensando em instalar o VISTA 64-bits, já que ouvi que não só para alguns aplicativos mas de forma geral a performance é melhor é melhor que a do XP.
    Outro problema que tenho é em relação à WEBCAM INTEGRADA, que funciona somente com o programa de webcam da dell, porem não funciona no MSN ou SKYPE.

    Se já tiver ouvido falar desses problemas e souber como resolve-los, desde já agradeço pela ajuda.

  50. andre disse:

    vlw aew deu certo mudei a bios para sata deu certin . . mas para 32 bits vcs podem baixar os driver no site da dell . http://support.dell.com/support/downloads/driverslist.aspx?os=BIOSA&osl=BP&catid=-1&impid=-1&servicetag=645BYG1&SystemID=VOS_N_1510&hidos=WW1&hidlang=BP&TabIndex=

    la vc digita seu Service Tag que fica atraz do computador e baixe os driver que vc quiser . . . espero ter ajudado . .

    qualquer problema me add no msn . .
    andrefelipe_10@hotmail.com

  51. Milton disse:

    Olá colega!
    Chegou hoje meu Vostro 1310 (prefiro telas menores, por isso comprei este com 13 polegadas), passei pelo mesmo problema de não achar o HD. Na primeira pesquisada no Google já encontrei teu blog. Fiz o que vc indicou, mudei de AHCI para ATA, e tudo OK, já estou formatando meu HD pelo CD bootável do Win XP =)

    Muito obrigado, parabéns pelo seu blog!

  52. blpsilva disse:

    Fico feliz por ajudar🙂

  53. Raiana disse:

    tenho um vostro 1510, fiz downgrade para xp, mas o teclado ficou desconfigurado. Sei qque o post e em relacao ao vostro 1500, mas acredito que nao deve haver muitas mudancas nesse sentido. o que sera que aconteceu?

  54. Rodolfo disse:

    Comprei um PC notebook inspiron 1545 da Dell que veio com o Windows Vista instalado, tentei efetuar a instação do windows XP só que ele apresentou uma mensagem abaixo:
    Foi detectado um problema e o Windows foi desligado para evitar danos ao computador.
    Será que tenho que mudar a Bios do meu note? e como faço pra mudar?

  55. Márcio Alexandre disse:

    Muito bom Bruno,

    funciona mesmo a mudança na BIOSde AHCI para ATA,

    grato.

  56. Fellipe Lima disse:

    vlw ai cara muito obrigado, eu tou com um note dell 1320 e estava dando tela azul mandando verificar a existencia de virus e ou cabos do hd… depois de dua dica ficou facil a resoluçao do problema… meu msn eh fellipel@hotmail.com precisando de qualquer ajuda é so me comunicar

  57. Alexk disse:

    Valeu! A informação foi bem útil..

    E será que funciona pro Toshiba S4829 – M305D

  58. Rodrigo.Ap.B.B disse:

    Olá Amigos realmente funcionou a mudança de AHCI para ATA. O meu notebook é um Inspiron 1545 da Dell .
    Dica importante a mudança da tecnologia dos HDs,
    Valeu

  59. Heron disse:

    Prezados amigos, comprei um notebook a dell vostro 1320, mais minha placa de rede física , não instala, con certeza ele veio com a placa de rede , atrás dele tem uma saída rj45

  60. Thiago disse:

    E tenho um vostro 1320 e depois de conseguir instalar o XP, o teclado ficou desconfigurado, e não acho uma resposta em lugar nenhum!
    alguma ideia?

  61. Joao teodoro disse:

    Ol@ amigo tenho um vostro 1510 ,mude na bios para ata consegui estala o xp,mais a camera não funciona no msn o que eu faço me da uma dica obrigado!!

Deixe uma resposta

