Economia de energia

Atenção, este blog foi migrado para: http://brunopereira.org

Alguns meses atrás, após alguns casos de máquinas apresentando falhas de hardware em minha equipe, e claro, considerando também o fato de que devemos tentar economizar sempre que possível, fiz um pequeno cálculo que demonstra o tamanho do desperdício que representa o fato de os computadores passarem a noite ligados em muitas empresas e também ficarem ligados 24 horas por dia em muitas residências.Consumo médio de um desktop atual com o monitor desligado: 200 W
Período médio diário que as máquinas ficam ligadas sem uso, durante a noite: 12 horas
Considerando uma quantidade de 200 máquinas (número estimado de máquinas do escritório do Cittá America da Globo.com), temos:

  • Consumo diário desnecessário de cada máquina = 200 W * 12 hrs = 2.4 kWh
  • Consumo diário desnecessário de 200 máquinas = 200 * 2.4 kWh = 480 kWh
  • Consumo mensal desnecessário de 200 máquinas = 14400 kWh = 14.4 MWh

Esta energia é MUITO alta para ser desperdiçada. Usando uma analogia mais fácil de visualizar, temos a seguinte situação: uma família média consome por mês 300 kWh de energia em sua residência. Assim, 14.4 MWh são suficientes para fornecer energia para 48 famílias mensalmente! Este desperdício de energia é considerável, sem nem entrar no mérito da despesa financeira que isto acarreta.

É válido lembrar que o uso dos computadores durante 24 horas diárias em vez de 12 horas também contribui para a diminuição da vida útil de alguns componentes das máquinas. Sugiro que sempre que possível tentemos deixar as máquinas desligadas quando as mesmas não estiverem em uso, para pouparmos uma valiosa energia e também zelar pela vida útil dos nossos instrumentos de trabalho.

É fácil criticar o governo por não fazer a sua parte com relação à gestão da energia no Brasil (pois o governo não faz mesmo), mas a iniciativa pessoal conta bastante e é fundamental para o sucesso de qualquer campanha neste sentido.

2 respostas para Economia de energia

  1. Nelson Hochman disse:

    É isso aí Bruno! Tem que ter consciencia de que só se resolve os problemas com a ajuda de todos.
    Quando tem enchente, não vale reclamar que o governo não faz isso ou aquilo se todo mundo joga lixo na rua.
    Eu mesmo já desligo o meu micro quando saio do trabalho, mas infelizmente somos poucos.

  2. blpsilva disse:

    Exatamente! Eu penso nisto e me irrito a cada vez que vejo alguém jogar papel na rua. Com este comportamento displicente, rapidamente os bueiros ficam entupidos e aí na hora da enchente só se fala nas pessoas que estão desabrigadas e perderam as coisas, mas ninguém lembra do que causou os entupimentos e as enchentes originalmente.

    Eu sempre tento dar a minha opinião nestes assuntos que eu acho que as pessoas simplesmente ignoram, pois conseguindo a colaboração de algumas pessoas já estamos dando passos para conseguir uma conscientização mais ampla e melhorar um pouquinho a situação de todos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: