REST e AtomPub

Atenção, este blog foi migrado para: http://brunopereira.org

Este fim de semana estudei mais um pouco de REST e Atom. O Atom Publishing Protocol é um protocolo de publicação de posts e feeds de blogs, que utiliza publicações no formato Atom (uma alternativa mais nova e mais rica do que o RSS)O motivo que me levou a estudar o Atom e o AtomPub é que o AtomPub está começando a ser usado como “implementação de referência” de web services REST. Não é que o protocolo do AtomPub em si seja voltado para web services em geral, mas ele é uma implementação muito inteligente e eficiente de web services REST para publicação em blogs, e então as idéias aplicadas para este tipo de aplicação estão começando a ser utilizadas de uma forma mais geral.

Embora não seja a mesma coisa, de certa forma podemos dizer que o AtomPub está para os web services REST assim como um framework como o Struts está para o desenvolvimento web. A comparação não é tão boa porque o AtomPub ainda é mais uma “inspiração” de implementação, um exemplo bem-sucedido de web services REST, enquanto o Struts é um framework para desenvolvimento web, no qual muitas aplicações estão baseadas e foram construídas por cima.

O AtomPub chega em ótimo momento, pois os web services REST vêm se firmando como uma ótima opção de implementação em boa parte dos casos, comparando com SOAP. Entretanto, REST é apenas um estilo de arquitetura, que permite uma enorme flexibilidade em termos de implementação. Como as idéias propostas pela arquitetura REST são abstratas em alguns aspectos, analisar como o AtomPub foi implementado é muito interessante e esclarecedor.

Um projeto open source que oferece uma API para criar, editar, ler e remover posts e feeds no formato Atom utilizando o Atom Publishing Protocol é o Apache Abdera. Este projeto ainda está incubado na Apache e ainda não está nem em beta, mas as releases atuais de desenvolvimento já permitem fazer algumas coisas interessantes e o projeto promete crescer, pois o Mule já está o utilizando como componente para implementação de web services REST no ESB deles.

Eu já consegui fazer uns exemplos legais com o Abdera, publicando através da API deles uns posts no blogger do Google e criando eventos no Google Calendar. Ainda estou estudando e conhecendo melhor o AtomPub, e o Abdera, mas tenho certeza de que veremos coisas boas daí, e penso que este é o caminho mais promissor de web services atualmente. Can’t wait to get to know it even better!

Quando souber de mais coisas interessantes nesse assunto, publicarei aqui!

2 Responses to REST e AtomPub

  1. Bill Gates disse:

    .NET FOREVER!!!

    DIE JAVA!

  2. blpsilva disse:

    Hehehehe acho que sei até quem é esse .NET. Afinal de contas dá pra contar nos dedos os caras que ainda acreditam nessa tecnologia!

    Tô de pilha, .NET é legal também, se você estiver disposto a dar uns trocados pro Bill 😉

Deixe um comentário