Configuração de pool de conexões Oracle 10g em Java para balanceamento de carga e alta disponibilidade

Atenção, este blog foi migrado para: http://brunopereira.org

Hoje respondi a uma dúvida sobre isto na lista de Java da Concrete e como acredito que pode ser útil para outras pessoas, estou compartilhando aqui. Pode ser que isto se aplique ao Oracle 9 também, mas não tenho certeza, então prefiro me restringir ao Oracle 10g.Há cerca de 1 ano passamos a usar Oracle 10g no trabalho, e desde então nossa string conexão com o banco de dados deixou de ter um host único para ter uma URL com Oracle Real Application Cluster (RAC). No nosso caso, a URL possui 3 nós.

A url jdbc de um pool de conexões Java para acesso ao Oracle com RAC é da seguinte forma:

jdbc:oracle:thin:@(DESCRIPTION=(ENABLE=BROKEN)(ADDRESS_LIST=(ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = host_no1)(PORT = 1521))(ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = host_no2 )(PORT = 1521))(ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = host_no3)(PORT = 1521))(FAILOVER=on)(LOAD_BALANCE=on))(CONNECT_DATA=(SERVER=DEDICATED)(SERVICE_NAME=SRV_CAD_ISP)))

Utilizando os parâmetros FAILOVER=on e LOAD_BALANCE=on, estamos especificando para o driver jdbc que este pool irá ter alta disponibilidade e balanceamento de carga entre os nós, respectivamente. Este tipo de solução é próprio do driver jdbc do banco de dados em questão, então não dá pra usar uma URL assim com outro servidor de banco de dados.

Uma referência bem mais detalhada sobre o assunto pode ser vista aqui.

OBS: tentei bastante, mas não consegui colocar a URL jdbc sem aparecer cortada aqui no POST. Quem precisar dela precisamente, por favor pegar no “view source” da página.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: